Pagina Inicial

Manchas de Pele

As manchas de pele podem ser mais claras ( Hipocrômicas ) ou mais escuras (Hipercrômicas) que a própria pele.

I - Manchas Hipercrômicas

Manchas Pós-inflamatórias: Ocorrem após algum processo inflamatório da pele como alergias, traumas, infecções, peelings, espinhas manipuladas, furúnculos, onde o pigmento melanina situado na camada basal da epiderme esparrama-se para camadas mais profundas como a derme (derrame pigmentar).

Após algumas semanas podem desaparecer devendo-se ter cuidado com o sol.

Melasma (cloasma): São as manchas que surgem classicamente durante a gravidez na face. Ocorrem devido à fatores hormonais.

As pilulas anticoncepcionais também podem causar o melasma.

O sol é um fator sempre presente tanto na formação como na manutenção destas manchas.

O tratamento é longo, nem sempre com clareamento total. O cuidado básico e fundamental é o uso de protetores solares (fator mínimo 20) por quatro a cinco vezes ao dia para o resto da vida.

Usa-se substâncias como ácido glicólico, retinóico, vitamina C, hidroquinona e realização de peelings para a resolução do quadro.

Manchas senis: São as manchas localizadas nas mãos causadas pelo sol

II - Manchas Hipocrômicas

Pós inflamatórias: Alguns individuos principalmente os mais morenos, respondem de forma diferente a um processo inflamatórios levando á formação de manchas mais claras.

Pitiríase alba: São manchas localizadas em áreas expostas ao sol como face e braços, que surgem após periodos de sol. Ocorrem geralmente em individuos com pele seca (dermatite atópica).

O tratamento consiste em uso de protetores solares e intensa hidratação.

Pitiríase versicolor: Conhecido como "Pano branco" é um tipo de micose muito comum.

Vitiligo - Ver em vitiligo

Leucodermia puntata solar: São manchas ovais pequenas que vão surgindo nas pernas e nos braços e são decorrência do sol recebido por toda a vida.

CONTATO: (11) 4123-5805

Clinica | Profissionais | Informativos | Tratamentos | Convênios | Notícias | Contato